PSICOLOGIA

plantão psicológico em empresas e palestras com caráter informativo

CLAUDIA MANAIA MOREIRA, psicóloga formada desde 2006, com abordagem em psicanálise, atuando nas áreas clínicas, home care e institucional.

Especialização em PSICO-ONCOLOGIA

Realizo supervisão e grupos de estudo para psicólogos.

A psicologia — conhecida como “estudo da alma” ou “estudo da mente” — é um campo já bem desenvolvido.

O infinito do horizonte, a profundeza dos oceanos e o abismo do precipício: esta poderia ser a descrição de uma paisagem ou ambiente, mas são cenários que elucidam a mente humana, que é considerada um lugar sem restrições.

“E qual o objetivo de ir ao psicólogo?”, alguns perguntam. A resposta é simples: eles ajudam a superar situações difíceis ou problemáticas.

Sem restrições, o psicólogo é indicado a todos que possuem insatisfação em qualquer âmbito, seja profissional, pessoal, amoroso ou financeiro.

Adultos ou crianças que possuem emoções a flor da pele, doenças não diagnosticadas e problemas de relacionamento são alguns dos casos em que é necessário procurar um psicólogo.

Provavelmente todos aqui já ouviram a frase: “Freud explica”, não é? Mas, o que exatamente Freud explica?

Freud desenvolveu o conceito de modelo topográfico da psique humana e exemplificou esse modelo fazendo uma analogia com um iceberg. Acima da superfície da água, está a ponta do iceberg – o consciente – que são os pensamentos conscientes que temos e bem abaixo o inconsciente.

Porém, é lá no inconsciente que estão guardados os processos que são, na maioria das situações, a verdadeira causa de nosso comportamento. Freud descobriu que é no inconsciente que estão os nossos desejos mais primitivos, muitos deles inconfessáveis, que procuramos manter escondidos, reprimidos, porque revelá-los pode nos causar dor psíquica.

Através da psicanálise pode ocorrer aumento do nível de conscientização das pessoas a respeito de si mesmas. Com essa conscientização ocorre a “cura” de neuroses e a pessoa consegue mudar o seu comportamento e viver mais feliz.

Atendimento para todas as faixas etárias