PSICOLOGIA

O que é ansiedade?

A ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça.
O medo tem um objeto definido, a ansiedade é uma emoção difusa, voltada para o futuro. No estado de ansiedade a mente cria vários pensamentos negativos e fantasia diversas cenas.
 O estado de ansiedade é acompanhado por reações físicas desconfortáveis.
 Nós apresentamos alguns comportamentos “estranhos” uma vez ou outra. A vida psicológica normalmente é cheia de estados emocionais variados, de transições e crises.
Todos nós temos alguns medos ilógicos, algumas idéias intrusas em nossa consciência e estados de ansiedade mais intensos.
O que caracteriza um estado como patológico é quando estas situações dominam a nossa vida mental, quando o sofrimento emocional passa a ocupar o primeiro plano em nossas vidas e nos impede de viver outras experiências.
Ansiedade é um estado psíquico de expectativa frente a algo que ocorrerá, seja bom ou ruim. Angústia, por sua vez, envolve sempre um sofrimento psíquico e também físico, corporal, pois por definição tem a ver com uma sensação de estreitamento, um aperto no peito, uma dificuldade de respiração
Sendo uma condição existencial, a angústia envolve a dor propriamente humana de existir: a ausência de um saber último que norteie a ação humana; a necessidade de fazer escolhas que sempre implicam em perdas; a experiência da finitude da vida humana, ou seja, o temor da morte.
 angústia é aquilo que todos nós já vivenciamos no pesadelo: dificuldade de respiração, peso no peito e, acima de tudo, a sensação de impotência frente a algo terrível que ameaça acontecer. Acordamos suados e em pavor. Por outro lado, quando esse terror acontece na vida cotidiana, podemos ver aí o famoso estado de pânico – trata-se de uma intensificação insuportável da angústia.
Por isso Lacan dizia que a angústia é a sensação do desejo do Outro, o temor de ser um objeto para esse Outro. Em outras palavras, o sujeito angustiado está sempre preso na ilusão de que deve satisfazer as demandas daqueles a sua volta e, ao mesmo tempo, o seu desejo fica em último plano ou ele nem mesmo o conhece…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *