PSICOLOGIA

Atuação do Psicólogo no Parto Humanizado

Com a crescente humanização do parto, os hospitais preocupam-se cada vez mais em transformar os centros obstétricos em ambientes mais aconchegantes.

 
O nascimento de um filho transforma definitivamente o psiquismo de cada um dos pais. Essas mudanças ocorrem em função das projeções e representações parentais sobre o bebê e também mudanças nas interações entre esse bebê e seus pais.
A gestação, parto e puerpério são fases na vida de uma mulher em que ocorrem importantes mudanças físicas e emocionais, ocasionando vários sentimentos ambíguos devido a esta intensa transformação.
 O trabalho da psicologia é auxiliar a mulher a lidar e reconhecer seus sentimentos de forma legítima, auxiliando na adaptação ao novo momento, às dificuldades e a desconstrução de uma idealização da maternidade.
Propiciamos um espaço de escuta e auxílio emocional para que o casal parental possa enfrentar essas intensas transformações da melhor forma possível, buscando favorecer a transição para o novo papel de mãe/ pai.
O profissional da psicologia contribui para a humanização da assistência ao parto em todos os sentidos, tanto com aqueles que vão se tornar pais, como com a equipe hospitalar, contribuindo para uma visão mais profunda do processo dinâmico e emocional de cada nascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *